Praça da Cidadania chega a Itabirito

No dia 30 de setembro (sábado), das 9h às 15h, a Praça da Estação de Itabirito será o ponto de encontro da população, que receberá mais uma edição da “Praça da Cidadania”, evento promovido pela Coca-Cola FEMSA Brasil em parceria com a prefeitura da cidade. Durante a manhã, moradores da cidade e região terão acesso a informações e prestação de serviços gratuitos de saúde e estímulo a uma vida mais ativa e saudável. Cerca de 200 voluntários farão o atendimento à população.

Crianças terão brincadeiras, pintura facial, contação de histórias

Os participantes terão acesso a diferentes serviços, como aferição de pressão, medição de glicose e pesagem, informações sobre nutrição e a importância de atividades físicas. Serão disponibilizados ainda corte de cabelo, oficina e cadastramento de currículos, orientação sobre saúde bucal, incentivo à leitura entre outros serviços. As crianças terão um espaço com brincadeiras, pintura facial, contação de histórias, brinquedos infláveis e diversas oficinas.

Neste ano, o evento terá uma ação especial: o Caminhão Legado, que ficará estacionado na Praça da Estação e poderá ser visitado pelos moradores de Itabirito. Eles receberão um passaporte para fazer o percurso, participando de várias atividades: oficina de construção de brinquedos de garrafa PET, oficina de chaveiros, oficina de obras de arte de azulejos, exposição de arte de materiais reciclados, vídeos e uma peça de teatro voltada à temática ambiental.

O objetivo do circuito é levar os participantes a refletirem sobre como esperam que o município esteja, em cinco anos, com a coleta seletiva e nas questões ambientais. Também vão confeccionar uma cápsula do tempo para colocar cartas, textos e desenhos, que será enterrada, para ser reaberta daqui a dez anos.

Caminhão Legado

O projeto do Caminhão Legado foi idealizado tendo como base a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade: 23 árvores serão plantadas para neutralizar as emissões de gás carbônico durante a viagem. O palco, o acento para o público e os pilares da exposição são feitos de reaproveitamento de pallets e reutilização de garrafas PET. Painéis foram colocados para a captação de energia solar e transformação de energia elétrica usada na iluminação do veículo.

“Ao promover a Praça da Cidadania em Itabirito estamos reforçando nossa atuação e oferecendo benefícios para as localidades onde a Coca-Cola FEMSA Brasil está presente. Entendemos que a realização desse evento é importante para a promoção da cidadania e inclusão social”, diz Rodrigo Simonato, gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil. Segundo ele, a qualidade de vida permeia todas as atividades e serviços oferecidos nesse dia, o que reforça o objetivo da ação.

Sobre a Praça da Cidadania

A Praça da Cidadania é um evento social e itinerante realizado desde 2003 em regiões onde a Coca-Cola FEMSA Brasil possui unidades de negócios. Seu objetivo é desenvolver ações capazes de promover melhorias na comunidade, por meio de informações sobre consumo responsável, cuidados com o meio ambiente e vida saudável. Em 2013, o programa recebeu o título de “Reconhecimento à Melhor Prática em Responsabilidade Social", na categoria “Alianças Entre Empresas”, concedido pelo Centro Mexicano para a Filantropia.

Em 2015, o evento disponibilizou 75 diferentes serviços, que resultaram em 30 mil atendimentos gratuitos, às populações de nove cidades brasileiras que receberam o projeto. Além de Belo Horizonte, Itabirito e Moeda (MG), outras cidades brasileiras beneficiadas pela Praça da Cidadania foram Curitiba e Maringá (PR), Marília, Sumaré, Jundiaí e Mogi das Cruzes (SP), e Porto Real (RJ). Participaram mais de 300 voluntários da FEMSA e cerca de 1.500 voluntários de uma centena de organizações parceiras.

Voltar