Conhecimento Tradicional

Fórum discute conhecimento tradicional e o uso curativo de vegetais. Palestras e oficinas voltadas à produção de alimentos, plantas medicinais e orientações de autocondução à saúde foram temas abordados no 1º Encontro Sobre Plantas Medicinais, Biodinâmica e Qualidade de Vida, realizado na sexta-feira (29/9), no Centro de Convenções de Mariana.

Força vital e yoga foram compartilhadas. Foto: Raissa Alvarenga

O evento, fruto de parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Prefeitura de Mariana, reuniu profissionais da Saúde e Educação, que apresentaram e discutiram questões relacionadas à cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos no dia a dia da população.

Foram debatidos a aplicação do conhecimento tradicional, ou popular, acerca do uso curativo de vegetais; geração de renda, a partir da inserção da comunidade organizada no processo de desenvolvimento, produção e inserção do produto nas comunidades; e os (mínimos) impactos causados no meio ambiente.

“Nós vamos objetivar a atualização de nosso conhecimento, compartilhando saberes e estimulando as práticas tradicionais de terapêutica. Visamos também alertar sobre os cuidados, precauções e orientação sobre a autocondução”, afirmou uma das idealizadoras do fórum, Célia Carvalho.

Oficinas de regeneração do solo, comunicação da força vital, yoga, troca de saberes, produções de sabonetes, tecnologias de tratamento de esgoto, dentre outras, foram compartilhadas por mais de 160 participantes inscritos.

Voltar