CAC é transferido para o térreo

Visando maior conforto para o cidadão e melhores condições de trabalho para os servidores, a Câmara de Mariana realizou na manhã de sexta-feira (6/10) a transferência do espaço do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) para o térreo do prédio do Legislativo Marianense. O CAC é uma parceria entre a Câmara de Mariana e a Polícia Civil e oferece os serviços de confecção de Carteiras de Identidade, emissão do Atestado de Bons Antecedentes e o programa Internet Cidadã.

O CAC está localizado no andar térreo da Câmara de Mariana

Segundo o coordenador do Centro de Atendimento ao Cidadão, Adeílson Antunes Moreira, além de proporcionar mais conforto, a mudança de sala dará maior fluidez ao serviço e aperfeiçoará o atendimento à população, já que antes o serviço era realizado em prédio anexo à Câmara. O CAC foi idealizado em 2008 e 2009 durante a gestão dos ex-presidentes da Câmara, Marcelo Macedo (PSDB) e Raimundo Horta (PMDB), respectivamente, e foi efetivado por Edson Agostinho (PPS), em 2010, no período que esteve na presidência da Casa.

Em maio de 2015, após dois anos sem funcionamento, o atendimento voltou a ser disponibilizado pelo ex-presidente Tenente Freitas (PHS). É importante ressaltar que em Mariana o CAC é o único posto de identificação, único local de emissão da Carteira de Identidade. Antes da implantação do CAC, a população de Mariana precisava se deslocar para Belo Horizonte, Ouro Preto e Ponte Nova para obter a Carteira de Identidade.

No segundo semestre de 2017, a Câmara retomou o projeto "CAC Itinerante", criado em 2011, por meio do qual os identificadores vão até a comunidade confeccionar as Carteiras de Identidade. A ação já foi realizada em Cuiabá, Furquim, Barroca e Goiabeiras para atender a demanda de jovens que estavam interessados em participar dos Jogos Escolares de Mariana (JEM). O CAC está localizado no andar térreo da Câmara de Mariana e a primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. Devido a mudança de sala, o agendamento para confecção do documento está sendo realizado exclusivamente de forma presencial, de segunda a sexta-feira, de 07h às 18h.

Voltar