Batalhão PM mantém viveiro

Viveiro Educandário da EcoModas no Batalhão da PM ganha pintura e promoverá campanha ecológica entre estudantes de 13 escolas municipais. As madeiras do 2º Viveiro Educandário da EcoModas, que está sendo implantado no 11º Batalhão da Polícia Militar de Nova Friburgo (RJ), receberam tinta verde visando deixar o espaço mais bonito e proporcionar mais durabilidade.

Viveiro Educandário da PM de Nova Friburgo (RJ). Foto: Rodrigo XF

Com o apoio voluntariado de Jorge Jublot, que inclusive fez a doação da tinta e pincéis, o espaço está despertando a atenção de quem passa nas proximidades do batalhão. O próprio Jorge, que é entalhador, ao lado de alguns integrantes da Polícia Militar, ou seja, os cabos Moraes e Ouverney, e o sargento Silveira, executaram a pintura. O trabalho ambiental da EcoModas no 11º BPM conta do o apoio do coronel Eduardo Vaz Castelano e major Paulo Henrique.

Seguidamente, o espaço ganhará tela de sombreamento. Para o cultivo das mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, a EcoModas seguirá o seu modelo de projeto – que já existe desde 2010 – fazendo o reaproveitamento de cones de linhas vazios, oriundos das confecções do polo industrial de Nova Friburgo.

Recolhimento De Garrafas Pet Envolvendo Estudantes

Também serão reaproveitados cerca de mil unidades garrafas pet de 2 litros vazias, que serão usadas como base para acomodar os cones com as mudas e pretende-se usá-las também num sistema de irrigação por capilaridade. Para coletar as respectivas garrafas plásticas, foi firmado uma parceria com a Secretaria de Educação que envolverá 13 escolas da rede pública municipal das unidades do Centro, Olaria, Cônego e Cascatinha. A meta é que cada unidade recolha, no mínimo, 100 garrafas até o dia 30 de novembro. A logística contará com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo, vale lembrar.

A EcoModas está abrindo voluntariado para a construção do referido espaço ambiental que servirá para que escolas públicas e privadas possam levar seus alunos para vivências educativas. Também está previsto uma palestra para os soldados do 11º BPM sobre o projeto Viveiro Educandário de modo que todos venham se familiarizar com a proposta ambiental da EcoModas em Nova Friburgo, que por algumas vezes já foi premiada.

Voltar