Luciana Nepomuceno toma posse como diretora da OAB Nacional

Advogada mineira é a terceira mulher na história a integrar diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil

Luciana é mestre em Direito, conselheira federal da OAB, juíza do TRE e professora da PUC

A advogada mineira, especialista em direito público e eleitoral, Luciana Nepomuceno, assumiu a Secretaria Geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil na terça-feira, 26 de junho. Luciana Nepomuceno é a terceira mulher a ocupar cargo diretivo desde a fundação da OAB, em 1930. Agora, com a posse de Luciana, somente duas mulheres ocuparam (especificamente) a Secretaria Geral.

Natural de Belo Horizonte, a nova diretora da OAB Federal possui forte ligação com a área jurídica desde o nascimento. Filha do desembargador José Nepomuceno, Luciana é mestre em direito, conselheira federal da Ordem desde 2016, juíza do Tribunal Regional Eleitoral (2010/12) e professora da PUC Minas.

Advogada militante e entusiasta da ascensão das mulheres nos cargos de poder, Luciana coordena a campanha Mais Mulheres na Política, lançada recentemente pela OAB Minas (durante a Conferência Estadual realizada em maio). O objetivo da Campanha é estimular a participação feminina em cargos eletivos na política nacional.

Antes de Luciana, apenas Cléa Carpi (secretária-geral na gestão de Cezar Britto) e Márcia Regina Machado Melaré (secretária-geral adjunta na gestão de Ophir Cavalcante) foram diretoras do Conselho Federal da Ordem.

 

Voltar